quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Arte Chinesa do Papel

Corte de papel é uma arte tradicional que evoluiu ao longo do curso do desenvolvimento da cultura chinesa.

Sua origem deve ser estreitamente relacionada com a invenção do papel durante a dinastia Han (206 a.C. - 221 d.C.). Como o papel era altamente precioso naqueles tempos, a arte de cortar papel tornou-se popular primeiramente nos palácios reais e casas da nobreza como um passatempo favorito entre as senhoras da corte.


Posteriormente, do século VII ao XIII, cortar papel era imensamente popular durante os festivais populares e celebrações. Pelo século XIV, a arte tinha se espalhado pelo Oriente Médio e Europa, e pelo século XV em diante, os trabalhos artísticos de corte de papel tinham se tornado uma parte integrante da vida cotidiana das pessoas. Porém, a arte do corte de papel estava à beira do desaparecimento durante o último século visto que a China antiga passava por sucessivos anos de desastre de guerra trazidos por tumultos domésticos e invasão estrangeira.

Entre indeterminadas mudanças em suas vidas, a maioria das pessoas não tinha nenhum tempo de lazer para se empenharem no estudo da arte de corte de papel.


A República da China em Taiwan tem promovido ativamente o renascimento da cultura chinesa desde os anos oitenta. A arte de cortar papel recebeu muita atenção graças à pesada publicidade, resultando até em uma arte mais inovadora.

Nenhum comentário: