quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Na China alimentos são remédios


Aqui no Brasil, as pessoas pensam em alimentos apenas como nutrição, quando ficam doentes volta-se para o tratamento a base de remédios, entretanto, na China o alimento é o medicamento. Não apenas fornece nutrição para a saúde, mas é usado para prevenir e tratar doenças.
Aqui estão alguns de seus alimentos e suas propriedades medicinais.


Reduzem o calor interno, removem toxinas do organismo, resfriam o sangue e regulam as funções dos rins e do fígado; contêm “tomatine”, a qual pode auxiliar na digestão e promover urinação.
Notas – Os tomates contêm grandes quantidades de vitamina C, aproximadamente duas vezes e meia tanto quanto as maças, três vezes mais que as bananas e quatro vezes mais que as pêras. Além do que, a vitamina C nos tomates não é facilmente destruída durante o cozimento.
Os tomates podem produzir líquidos, saciar a sede e fortalecer o baço. Eles também podem facilitar os movimentos das juntas, porque os líquidos são necessários em boas condições para as juntas funcionarem apropriadamente. Portanto, os Chineses acreditam que quando as juntas fazem barulho de quebra, os tomates podem se usados como um remédio.
Quando lesado, a coagulação sangüínea e a inchação podem desenvolver-se; a vitamina C nos tomates pode facilitar sarando os ferimentos.





Age contra o calor do verão, reduz a febre no organismo e promove a urinação. As sementes de melancia purificam os pulmões, lubrificam os intestinos, saciam a sede e auxiliam na digestão. As raízes e as folhas da melancia podem ser fervidas para tratar enterite, diarréia e disenteria, são boas para nefrite, hipertensão e dores de dente.
Preparação – Para reduzir a sede nos diabéticos, ferva 30g de casca de melancia e cera de casca de cabaça, depois beba como chá, o qual também é bom para eliminar a urina turva dos diabéticos.
Para curar edema no coração e doença renal, ferva 60g de casca de melancia fresca ou 30g de casca em água e beba como chá.
Notas – A melancia foi importada da África para a China há mais de mil anos, mas algumas pessoas acreditam que ela veio da região oeste da China, esse é o porquê da melancia ser chamada de “melão do oeste” em Chinês.A melancia pode reduzir o calor no pericárdio para desviar-se para o intestino delgado, e então para a bexiga onde o calor é excretado. Este é o porque dela ser efetiva na remoção do calor interno não apenas na bexiga, mas também no estômago e intestinos. É realmente um excelente remédio para doenças por calor e sede.
A casca da melancia é chamada de “vestido verde” em Chinês porque cobre a melancia como um vestido verde, tem um gosto doce com uma energia fria. Promove a urinação, reduz o calor nos pulmões, lubrifica os intestinos e sacia a sede.




Tradicionalmente, o alho como um alimento Yang tem sido usado para promover circulação de energia, aquecer o estômago e remover algumas substâncias tóxicas acumuladas. Isso é compatível com o descobrimento moderno do alho ser capaz de matar germe, promover a digestão e melhorar o apetite. Mas descobriram-se nos últimos anos que o alho possui muitas funções terapêuticas mais importantes, tanto quanto sendo usado como um remédio para hipertensão, hepatite e câncer.


BOM APETITE!

Nenhum comentário: